Métodos para remover a senha do Setup - Clear CMOS

Ademir | 09:47 | 0 comentários

Métodos para remover senha do Setup - Clear CMOS
O Clear CMOS consiste em limpar a memória de configuração CMOS e fazer com que os dados inseridos no Setup voltem ao status inicial. Este procedimento é necessário nos casos onde é preciso acessar o Setup para realizar configurações ou para se ter acesso ao sistema operacional, caso também esteja protegido por senha. Há vários métodos para se fazer o Clear CMOS os mais usados são:



Método 1 - Jumpeamento

Podemos realizar o Clear CMOS por meio de um jumper (pino retangular) localizado na placa-mãe. É muito importante verificar o manual da sua placa-mãe para saber a correta localização deste jumper (geralmente próximo a bateria). Mude a posição do jumper para que os dados da BIOS voltem ao estado inicial (default), aguarde aproximadamente 10 segundos e volte o jumper na posição inicial.

Removendo senha do SETUP - Clear CMOS
Jumpeamento

Método 2 - Remoção da bateria

Outra forma de realizar o Clear CMOS é removendo a bateria da placa-mãeAntes de abrir o computador, certifique-se que o mesmo está desligado da corrente elétrica, após aberto, procure por uma bateria tipo CR 2032 e aguarde aproximadamente 30 segundos e insira-a novamente. Desta maneira o conteúdo do Setup será apagado, retornando ao valor default (as modificações realizadas manualmente na BIOS terão de ser refeitas).

Removendo senha do SETUP - Clear CMOS
Remoção da bateria

Método 3 - Utilização de programas

Caso não queira abrir o seu computador, e correr o risco de levar um choque elétrico ou danificar algum componente da placa-mãe, a solução é resetar o BIOS por meio de programas. Um exemplo é o CMOS de-animator. 

Removendo senha do SETUP - Clear CMOS
CMOS De-Animator


Método 4 - Comando DEBUG do DOS

Outra forma de resetar a senha do BIOS via software é através do DEBUG do DOS:

Quando o prompt do DOS ficar acessível, digite debug e pressione a tecla Enter. Em seguida, insira o código. No final de cada linha, pressione a tecla Enter:


Para BIOS em geral:
 -o 70 2e
-o 71 ff
-q
Para BIOS AMI/Award
-o 70 17
-o 71 17
-q
Para BIOS Phoenix
-o 70 ff
 -o 71 17
-q

Obs: O Clear CMOS através do comando DEBUG só funciona no DOS em modo real. Emuladores de DOS os quais são executados sob o modo protegido não tem nenhum efeito.

Caso o Setup esteja configurado para inicializar pelo HDD e com senha de acesso no setup e no sistema só será possível realizar o clear CMOS abrindo o computador e removendo a bateria ou jumper.

É conveniente consultar o manual da placa-mãe antes de executar algum código para apagar as configurações do Setup do BIOS. Além disso, a diversidade de BIOS existentes faz com que nem sempre um determinado código funcione. Assim, caso tenha feito uma série de tentativas sem sucesso, como último recurso, procure o suporte técnico do fabricante da placa-mãe.

Categoria: Programas, Técnicas de manutenção

Compartilhe este artigo :

0 comentários

^ Ir para o topo